Ouça ao vivo

Edital de ponte é prometido para depois do carnaval

Foto: Leandro Las Casas

A licitação da nova ponte que liga a Rodovia Dom Pedro I à Estrada Municipal Dona Isabel Fragoso Ferrão, no distrito de Joaquim Egídio, em Campinas, deve ficar pronta após o carnaval. A previsão é do prefeito Jonas Donizette, do PSB. A obra a ser feita sobre o rio Atibaia é planejada para substituir a estrutura atual, que fica na altura do km 122 da Dom Pedro e foi interditada pela última vez no ano passado devido a questionamentos sobre as condições de segurança.

De acordo com Jonas, o município já possui a verba total para a nova construção. São cerca de R$ 2 milhões, mas os trabalhos dependem ainda da licença ambiental por parte do Departamento de Estradas de Rodagem, o DER. “As estradas vicinais são de responsabilidade do Estado, que não tinha o projeto. Mas eu fui atrás e consegui um projeto da Rota das Bandeiras. Agora quem precisa pedir a licença é o DER. Eu, como prefeito, ajudei a agilizar”, diz.

Mas enquanto espera o estado, o prefeito alega que vai elaborar e publicar a licitação depois do carnaval, porque a liberação ambiental só é necessária pouco antes do início das obras. A intenção não é destruir a ligação usada atualmente.

Jonas promete ainda asfaltar toda a extensão da estrada vicinal, que atualmente é de terra e serve como principal acesso a chácaras e condomínios dos distritos de Sousas e Joaquim Egídio. O objetivo é que o asfalto da via seja ecológico. “Nós não vamos derrubar a ponte que existe. Ela vai ficar como parte da história. Vamos fazer uma nova, possivelmente pra cima da atual. E nós vamos asfaltar a estrada com asfalto ecológico por ser uma Área de Proteção”, explica.

Foco de atenção por apresentar riscos aos motoristas e pedestres, a ponte sobre o rio Atibaia foi interditada por cerca de seis meses em 2016. Três anos depois, o mesmo problema causou o fechamento. A medida durou ao menos dois meses.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.