Ouça ao vivo

Baixo isolamento compromete reabertura em SP

A baixa adesão ao isolamento social no interior de São Paulo vai comprometer a flexibilização da abertura gradual da economia, prevista para  começar na próxima segunda-feira, 11. No último domingo, a taxa de isolamento no estado foi de 59%. O preconizado é de 70%.  Porém, nas cidades do interior os índices não passaram de 44% na mesma data.

De acordo com o secretário de desenvolvimento regional de São Paulo, Marco Vinholi, quem vai definir essa flexibilização é a ciência que analisa os dados do isolamento. No entanto, o governador João Dória, já determinou que o município que não ultrapassar 50% não entra no processo de flexibilização. As cidades com os piores índices serão automaticamente excluídas da reabertura gradual da economia, programada para ocorrer a partir do dia 11 de maio. A região de Campinas e a baixada santista são as que mais preocupam. Mesmo assim, o secretário, Marco Vinholi, não especificou se Campinas entrará no processo de flexibilização.

A taxa de isolamento é calculada para as 104 cidades com mais de 70 mil habitantes no estado por meio de um acordo com quatro operadoras de telefonia sem desrespeitar a privacidade de cada usuário. Os dados de georreferenciamento servem para aprimorar as medidas de isolamento social para enfrentamento ao coronavírus.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Incêndio atinge empresa de recicláveis em Santa Bárbara d’Oeste

Na manhã deste sábado (25), equipes do Corpo de Bombeiros fazem rescaldo de um incêndio de grandes proporções que atingiu um comércio de sucatas, no bairro Distrito Industrial 1, em Santa Bárbara d’Oeste, na noite de sexta-feira (24). As chamas já foram controladas. Não há registro de vítimas.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.