Esta edição é uma homenagem a obra e a vida de Moraes Moreira que nos deixou em 13 abril !
Lançado em 1972 esse lp propôs um interessante elo entre dois gêneros a princípios antagônicos o rock e o samba…são canções marcantes que colocaram o grupo Novos Baianos no panteão da memória musical brasileira através do excelente projeto intitulado Acabou o Chorare.
João Gilberto que foi o mentor do projeto sugeriu a musica Brasil Pandeiro de Assis Valente que se transformou numa bela aula de dinâmica que começa com o violão sincopado de Moraes Moreira e Pepeu Gomes na craviola pra voz de Baby Consuelo e Paulinho Boca da Cantor até atingir uma explosão de brasilidade.
Fundamentados na cultura hippie toda a trupe saiu de uma cobertura em Botafogo e se refugiou no Cantinho do Vovô um sítio na região oeste do Rio . E neste lugar a combinação : praia, futebol, ensaios ao ar livre sem preocupação com o volume e o horário entre outras diversões serviu de alicerce para construção do disco Acabou o Chorare.
O lado rock do virtuoso Pepeu Gomes foi o contraponto desse projeto e o que ajudou muito foi o seu interesse de buscar novos efeitos e auxiliado pela criatividade de um técnico de áudio, Pepeu Gomes usou um capacitor de uma antiga TV para obter o efeito estridente em sua guitarra.
Já o nome do disco foi um belo exemplo de como o grupo vivia de forma acolhedora . Em visitas ao sítio João Gilberto levava a sua filha a então garotinha e hoje cantora internacional Bebeu Gilberto que após levar um tombo rapidamente sempre dizia Acabou o Chorare para se livrar de uma bronca certa do pai.
Na época a recém inaugurada gravadora Som Livre através do produtor e futuro dono João Araujo pai de Cazuza apostou naquele som que transbordava originalidade e o resultado foi extremamente recompensador o LP Acabou o Chorare foi líder de vendas e execução radiofinca por 30 semanas.
Com o estrondoso sucesso do grupo vários programas de TV foram até o Cantinho do Vovô mostrar quem eram e como viviam os Novos Baianos e rendeu na época o documentário Novos Baianos Futebol Clube dirigido por Solano Ribeiro e recentemente em 2011 foi lançado um outro documentário de Henrique Dantas , Filhos de João – O Admirável Mundo Novo Baiano .
E com a música um Bilhete pra Didi com o conjunto a Cor do Som que a parte instrumental dos Novos Baianos que esta edição fica por aqui .
Confira esta edição
entre em contato
musicaecultura@cbncampinas.com.br
Produção
Walmir Bortoletto
Edição
Paulo Girardi