Ciclistas em Campinas estão se mobilizando para cobrar da Prefeitura a ampliação das ciclovias na cidade e fomentar a participação popular. Devido ao cenário pandêmico, as mobilizações estão ocorrendo de foram virtual através das redes sociais.
De acordo com, Lucas Guima, representante do Coletivo de Ciclistas de Campinas e membro do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte, a gestão passada se comprometeu em construir 100 quilômetros de ciclovias. A promessa, segundo ele, foi feita em 2012 no primeiro ano do governo Jonas. Ele lembra que os trabalhos foram acelerados no ano passado, porém, nem metade da promessa foi cumprida.
A falta de ciclovias em Campinas ocorre principalmente na periferia, onde boa parte da população utiliza a bicicleta para ir ao trabalho. O Representante do Coletivo de Ciclistas de Campinas e membro do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte lembra que o projeto original do BRT contemplava a inclusão de ciclovias, porém, a medida foi retirada.
A promessa de ampliação das ciclovias foi feita também pelo atual Prefeito, Dário Saadi, durante a campanha eleitoral do ano passado. O Prefeito inclusive, segundo Lucas Guima, assinou a Carta Compromisso em prol da Mobilidade Sustentável.
Em nota encaminhada a reportagem a Emdec informou que a cidade conta atualmente com 60 km de rotas cicloviárias e que até o próximo mês de abril, a atual Administração vai entregar mais 12 km de novas ciclovias. A nota esclarece que o Plano Cicloviário foi elaborado pela Emdec e construído com a participação da sociedade. O plano prevê mais de 180 quilômetros de ciclovias, nas diversas regiões do município.
Sobre a construção de ciclovias ao longo dos corredores BRT, a Emdec reafirma que o transporte público coletivo e a bicicleta são modais de transporte complementares e não concorrentes. Os projetos de mobilidade integrada previstos para as regiões de implantação dos corredores BRT incluem a construção de ciclovias alimentadoras, ligando os bairros a terminais e estações. Todos os projetos ilustram, o conceito de Mobilidade Urbana Sustentável, aliando a mobilidade ativa com o transporte público coletivo.
No último dia 23, o integrantes do Coletivo de Ciclistas de Campinas participaram de um ato presencial no Largo do Rosário. De acordo com Lucas Guima, a data foi escolhida, justamente, para marcar os oito anos de promessas que foram cumpridas pela metade.