Frustração. A palavra define o sentimento das autoridades de saúde em Campinas com a procura bem abaixo para a vacinação infantil contra a Covid-19. A cidade planejou um Dia D para este sábado e vislumbrava cerca 25 mil crianças imunizadas.
Mas os números do agendamento ao longo da semana mostraram uma realidade diferente. Nesta quinta, sobravam 10 mil vagas para vacinar a faixa etária entre 5 a 11 anos. Dessa forma, a prefeitura de Campinas teve que mudar a estratégia.
As cerca de 27 mil vagas para o Dia D de vacinação contra a covid-19 foram redistribuídas pela Secretaria Municipal de Saúde com mais oferta para adultos. Com a mudança, foram disponibilizadas aproximadamente 15 mil vagas para crianças de 5 a 11 anos e mais de 12 mil para adultos. Mudança drástica do plano inicial. A distribuição anterior era de 1,3 mil doses para adultos e 25,7 mil para crianças.
Mas mais do que frustrado, quem luta contra o vírus está preocupado. A coordenadora de enfermagem da Secretaria de Saúde de Campinas, Renata Cauzzo Zingra Mariano, reforça que a vacina é segura e eficaz para conter a nova explosão de casos.
A baixa adesão ao Dia D já faz a prefeitura repensar como atingir o público de maneira mais eficaz. A ideia era acelerar a vacinação infantil antes do retorno às aulas. Agora a coordenadora de enfermagem da Secretaria de Saúde de Campinas, Renata Cauzzo Zingra Mariano, antecipou que a administração deve levar novamente a imunização às escolas.
Mesmo com a mudança, um grande contingente de crianças será vacinado e também muitos adultos. O Dia D acontece neste sábado, entre 8h e 17h, e serão aplicadas as primeiras doses para crianças de 5 a 11 anos, doses adicionais para adultos e segundas doses adicionais para imunossuprimidos que receberam o reforço há quatro meses. O agendamento segue aberto pelo site vacina.campinas.sp.gov.br ou pelo telefone 160.