Um voo que partiu do Aeroporto de Viracopos, em Campinas, precisou ser inspecionado no Terminal de Salvador, na Bahia, por suspeita de sequestro.
O fato ocorreu nesta sexta-feira em um avião da Azul Linhas Aéreas quando um alerta foi acionado por engano no transponder.
De acordo com a empresa, por uma falha operacional, o código que indica apropriação ilícita da aeronave foi acionado durante um voo que seguia de Campinas para Salvador. Uma vez que o código é inserido não há como voltar atrás. Nem mesmo que a tripulação informe ao controle de tráfego aéreo se tratar de engano. A Azul não explicou como o erro aconteceu.
Após o pouso, o avião foi submetido a um protocolo de segurança da companhia e do Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea. A aeronave do voo AD4141, um Embraer E195, saiu de Campinas às 17h38 e pousou em Salvador às 19h52.
Em nota, a Azul Linhas Aéreas lamentou “eventuais aborrecimentos causados a bordo e destaca que ações como essa são necessárias para garantir a segurança de suas operações”.