O edital de abertura do processo de licitação para concessão do transporte público coletivo de Campinas foi publicado pela Prefeitura nesta terça-feira. A concessão prevê a prestação do serviço de transporte coletivo público de passageiros, operação dos terminais e estações do BRT.
As empresas interessadas devem apresentar as propostas para a execução do serviço e a de menor valor deve ser a escolhida, desde que apresentem as condições estabelecidas no edital. A sessão pública para a apresentação das propostas está prevista para o dia 2 de março, na Prefeitura.
A publicação do edital acontece após análise da Comissão Especial de Licitação, formada por representantes da Emdec, secretarias municipais e estudos técnicos. Foram realizadas também 11 audiências com a participação da sociedade e uma sessão pública.
Atualmente, o sistema de transporte público coletivo de Campinas conta com 203 linhas e 890 veículos em operação. No mês de novembro, o sistema transportou cerca de 10,7 milhões de passageiros.
A concessão do transporte público será realizada por um período de 15 anos, prorrogável por mais cinco anos. A operação será dividida em dois lotes: Lote 1, com abrange as regiões Norte, Oeste, Noroeste, e Lote 2, com as áreas Leste, Sul, Sudoeste. Cada lote terá três áreas operacionais.