Ouça ao vivo

Dário reúne forças pela recuperação de Campinas, após tempestades

Foto: Reprodução/ Redes sociais

A prefeitura de Campinas informou estar articulando e reunindo forças pela recuperação da cidade, que na semana passada contabilizou mais de 200 mm de chuvas, com tempestades que destruíram pontes e muros de contenção.

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, informou que a Prefeitura estuda uma contratação emergencial para tentar resolver os problemas que estão dificultando a vida dos moradores, como a recuperação de pontes.

Mas, antes é preciso que os engenheiros da prefeitura produzam um descritivo para que, a partir disso, sejam solicitados os orçamentos das empresas concorrentes.

A prefeitura também aguarda decisão do Governo Estadual que ainda não definiu o valor e quando será o repasse para  Campinas, que na sexta-feira decretou situação de emergência. A cidade passou por uma situação jamais vista na semana passada, com recorde histórico na quantidade de chuvas, além das rajadas de ventos. 

Em duas horas choveu quase a totalidade da média histórica para todo o mês de Janeiro, que é de 277 mm, num momento de solo já encharcado por causa das chuvas que persistem desde Novembro. Dário Saadi destaca a situação da ponte que fica no Parque das Bandeiras, que teve a estrutura  totalmente destruída.

No entanto, há outras duas no Parque Brasília que passam por análise e outras duas  que apresentam erosão de cabeceira, no Parque Itajaí e na divisa com Monte Mor.

A quantidade excessiva de árvores que caíram também acendeu um alerta. Uma delas causou a morte de um homem no fim do ano passado em Campinas e a preocupação continua por causa da situação de solo encharcado.

O Instituto Biológico e o Instituto Agronômico de Campinas estão realizando análises nas árvores que caíram na cidade para confirmar se estavam saudáveis, como mostraram as análises iniciais, contribuindo para a tomada de decisões.

Já os projetos das obras contra enchentes, como a construção de piscinões,  já tiveram um sinal verde do BNDES, quanto ao financiamento inicial. No entanto, os projetos estão sendo revistos para que sejam atualizados à situação de hoje.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.