Um levantamento da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, obtido pela EPTV, aponta que o número de pedidos de poda a mato alto em Campinas subiu de 616 em 2022 para 714 no ano passado. O aumento de solicitações no intervalo de um ano foi de 15,9%.
A situação tem atrapalhado o dia a dia das pessoas. A aposentada Araci Gonçalves, moradora do Parque Fazenda, se vê obrigada a caminhar pela rua por causa da altura do mato nas calçadas e sabe que corre perigo, tanto que evita passar pela praça do bairro em certas horas do dia.
O secretário municipal de Serviços Públicos reconhece o problema. Segundo Ernesto Paulella, as chuvas aumentaram os pontos de mato alto e seriam necessárias mais equipes para poda, porém o orçamento municipal não permite.
Por se tratar de áreas públicas, não cabe multa ao município, que conta com cerca de 800 reeducandos do sistema prisional e uma empresa com 600 funcionários para o trabalho de limpeza de praças. Os moradores que estão com o problema devem ligar para o telefone 156 e fazer a reclamação.