O mutirão de combate à dengue em Americana recolheu 5,3 toneladas de materiais que poderiam se tornar criadouros do mosquito transmissor da doença. A campanha teve início em 6 de fevereiro e, desde então, foram vistoriados cerca de 21 mil imóveis.
Nesta segunda-feira, o trabalho se concentrou no bairro Morada do Sol, antes de prosseguir em direção ao bairro Parque das Nações e Parque Gramado nos próximos dias. Os bairros que já receberam o mutirão foram: Vila Mathiensen, Cidade Jardim, Antônio Zanaga, Jardim das Flores, Jardim Lilases, Jardim dos Lírios, Jardim da Paz, Parque da Liberdade e São Jerônimo.
No mutirão, os agentes visitaram os imóveis e recolheram todo tipo de material em desuso que possa acumular água, como pneus, latas, tambores, cisternas, garrafas, entre outros. O procedimento também ocorreu em terrenos baldios.
Nos imóveis edificados, a retirada é feita sob a supervisão e autorização do morador e/ou proprietário. Nesta ação, os agentes não retiram lixo comum e nem móveis ou similares descartados pelos moradores.
De acordo com informações da prefeitura, Americana contabiliza 155 casos confirmados de dengue em 2024.