“Expresso 2222”: Gilberto Gil de volta ao Brasil

Lançado em 1972, o disco “Expresso 2222” trouxe Gilberto Gil de volta ao Brasil após dois anos e meio de férias forçadas em Londres pelas autoridades brasileiras da época. A inspiração para o nome veio através de reminiscências do jovem Gilberto Passos Gil Moreira, que pegava o trem 222 para percorrer quase 500 km.

Lançado em 1972, o disco “Expresso 2222” trouxe Gilberto Gil de volta ao Brasil após dois anos e meio de férias forçadas em Londres pelas autoridades brasileiras da época. A inspiração para o nome veio através de reminiscências do jovem Gilberto Passos Gil Moreira, que pegava o trem 222 para percorrer os quase  500 km entre e pequena cidade de Ituaçu até a capital Salvador.

“O trem que parte de Bonsucesso  pra depois do ano 2000,”  ainda trazia  as cores da Tropicália que desbotaram  prematuramente  com as saídas de Gilberto Gil e Caetano Veloso  do Pais em 1969 . Prova está na instrumental “ Pipoca Moderna ” um resgate das tradições nordestinas de Gil  que contou com  o hipnotismo da  Banda de Pífanos de Caruarú.

O conceito desse projeto permeia a volta  as tradições,  as origens,   como forma do entendimento do que  Gil estava passando . A canção auto biográfica Back in Bahia, que começou à ser composta na casa da mãe de Caetano Veloso, numa festa de Boas-vindas, revela o quanto Gil  percebe a importância de certos valores, quando é privado de exercitá-los.

As palavras de ordem de  “ O Sonho Acabou ”,  foi  uma referencia direta pela admiração à John Lennon, que na época, vivia um momento de reciclagem dentro do seu trabalho com o fim dos Beatles ao cunhar a famosa  frase pouco mais de um mês  após a chegada de Gil a Londres.

O samba chiclete com banana  autoria do soteropolitano Gordurinha e Almira Castilho a companheira de palco e lar do interprete que popularizou a canção Jackson do Pandeiro. Nessa versão Gil da sangue novo com um arranjo preciso e inspirado na canção   que fala sobre a falta de jogo de cintura dos gringos em entender as coisas do Brasil.

além de ser uma homem de ideias e  um exímio compositor. Gilberto Gil também se destacou neste projeto  como um instrumentista virtuoso. A sua técnica ao violão estava muito bem amadurecida em  Expresso 2222  Estilo esse que Gil começou a moldar na infância com o  estudo da sanfona  por  admiração a Luiz Gonzaga.

As 12 faixas de Expresso 2222 relatam  um período da vida de Gilberto Gil,  suas descobertas .. decepções, e uma busca de auto conhecimento através das filosofias orientais.

 

Confira esta edição 

 

entre em contato

musicaecultura@cbncampinas.com.br

produção

Walmir Bortoletto

edição

Paulo Girardi

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.