
A Prefeitura de Valinhos informou que vai suspender em 2016 o ônibus fretado de mil e quinhentos estudantes universitários e de ensino técnico que estudam em cidades da região.
Segundo a administração municipal, que não quis gravar entrevista, a suspensão do subsídio é temporária e foi necessária por causa da queda na arrecadação, além de corte de gastos na Secretaria de Educação. Outro motivo seria o investimento na educação infantil.
Estudantes valinhenses criticam a decisão. Juliana Freitas estuda Economia em Campinas, e conta que não será possível utilizar o transporte coletivo intermunicipal, já que as aulas terminam depois do horário que os ônibus param de circular.
Este benefício de 100% foi iniciado na cidade no ano passado. Anteriormente, o subsídio era de 50% do valor do transporte. O estudante Vitor Apolinário utiliza o auxílio desde que ele começou a ser oferecido, e disse se sentir perdido agora que falta apenas um ano para concluir a graduação e sem ter como acessar a universidade.
A Secretaria da Educação informou por meio de nota que lamenta ter de cortar temporariamente o programa de transporte aos estudantes, e que estuda alternativas para que os ônibus voltem a ser oferecidos.