O vereador Campos Filho, do DEM, retirou da pauta de discussão a emenda que proíbe o debate sobre a chamada ideologia de gênero nas escolas de Campinas na sessão desta segunda-feira. A medida foi tomada porque participavam da sessão 25 dos 33 parlamentares, sendo que para ser aprovada, a proposta precisaria de 22 votos favoráveis. Como havia no plenário seis vereadores que votariam contra a emenda, o autor optou por retirar o projeto, que deverá ser votado em outra ocasião, provavelmente no ano que vem.
O vereador Pedro Tourinho, do PT, afirmou não saber se a medida foi uma manobra, mas comemorou o fato de que o a proposta não tem o apoio da maioria dos parlamentares da casa. Já o vereador Campos Filho justificou a retirada da emenda da votação porque seria rejeitada se fosse votada pelos parlamentares que estavam presentes na Câmara na sessão desta segunda-feira. Segundo ele, não houve nenhum tipo de manobra, uma vez que o regimento da Câmara Municipal permitia que a medida fosse adotada.

Como aconteceu em todos os encontros envolvendo a discussão do tema, a sessão desta segunda-feira foi tumultuada. Com a presença de 250 pessoas, a lotação máxima do plenário, houve muita discussão envolvendo pessoas favoráveis e contrárias à emenda. Um homem foi preso pela Guarda Municipal depois de agredir um manifestante e outras duas pessoas foram retiradas da Câmara por tumultuar a sessão.