Ouça ao vivo

Limeira tem reincidência de criadouros de aedes em 80% das casas

Com 431 casos de dengue notificados desde julho, número considerado baixo se comparado ao ano anterior, Limeira registra 80% de reincidência em casas que abrigaram antes os criadouros do mosquito transmissor. E a situação preocupa a Secretaria de Saúde da cidade, já que o momento ainda é de epidemia e o alerta sobre o aedes aegypti também envolve os vírus zika e o chikungunya. Por isso, a Pasta pede mais conscientização.

O diretor da Vigilância Sanitária de Limeira e representante do Comitê Municipal de Prevenção, Alexandre Ferrari, explica ainda que alguns moradores visitados novamente já haviam contraído a dengue.  Entre os 431 registros de dengue nos últimos cinco meses, 18 foram confirmados e 250 descartados. Os bairros com mais ocorrências são Vila Castelar, Jardim Nova Suíça, Nossa Senhora de Fátima e Parque Hipólito.

No chamado ano-dengue anterior, de julho de 2014 a junho de 2015, os casos confirmados quase chegaram a 20,6 mil entre pouco mais de 31,8 mil notificados em todo o município. Diante do momento mais crítico da transmissão, que costuma acontecer nos próximos meses, o secretário aposta em uma medida judicial para evitar recusas e fazer o controle e combate aos focos nas residências. De forma complementar, a cidade ainda faz a limpeza de terrenos vazios e áreas verdes através da Pasta de Obras e Serviços Públicos. Somente em novembro, entre os dias 1 e 25, 2 mil toneladas foram recolhidas.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.