As obras da ciclovia da Avenida Baden Powell, no Jardim Nova Europa, tiveram início no último sábado. Ela está sendo construída no canteiro central da avenida, será bidirecional, e terá extensão de pouco mais de 1,5 km, localizando-se no trecho entre os cruzamentos com as avenidas Estados Unidos e São José dos Campos.

O custo estimado é de R$ 415 mil, e a prefeitura não terá gastos com a obra, que será bancada pela Odebretch Incorporações, por meio de um Termo de Compensação Ambiental (TAC), firmado entre a empreiteira e a Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, como explica o Secretário de Transportes de Campinas e Presidente da Emdec, Carlos José Barreiro. “Existe uma obrigação do Royal Palm Plaza de uma série de contrapartidas por conta das obras que estão sendo realizadas por lá. Uma delas é a construção da ciclovia nas proximidades do empreendimento, por esta razão demos a preferencia para a Av. Baden Powell”.
A implantação da ciclovia dividiu opiniões no Nova Europa. Alguns moradores e comerciantes da região se dizem favoráveis, e consideram a obra bem vinda, como o comerciante Elias Silva. “Eu acho excelente, estava faltando isso, e estão fazendo na hora certa. Inclusive tenho bike e ando de final de semana, e muita gente anda aos finais de semana também”.
Outros acreditam que não há demanda para a instalação de ciclovias no local, uma vez que o movimento de ciclistas na avenida seria baixo. Caso do vendedor Jovino de Almeida, que cita ainda que a região tem outras demandas, como a construção de calçadas. Ele reclama de um acesso para deficientes construído em um local onde não há calçada, em frente ao seu ponto de venda de frutas. “É uma obra para poucos ciclistas, apenas aos finais de semana vejo mais bicicletas, durante a semana é raro. Fizeram um acesso para cadeirantes em um local sem calçada, nem para chegar até aqui para comprar uma fruta isso serve, é um absurdo”, opina.

Barreiro justifica a construção das ciclovias em locais onde não há grande demanda atualmente, e afirma que a existência das ciclovias gerará esta necessidade. “As demandas que hoje são pequenas em alguns locais não são maiores por falta de incentivo de ter uma via própria para a circulação das bicicletas. Andar de bicicleta em Campinas fora de ciclovias é uma atividade de altíssimo risco”.
O prazo de conclusão das obras é de 60 dias, e segundo o secretário, poucas das várias árvores existentes no canteiro central da Baden Powell precisarão ser removidas. A nova via integra um plano ciclo viário que visa à expansão dos atuais 28 km de ciclovias em Campinas para mais de 180 km.
A ciclovia da Baden Powell integra a primeira fase do plano, que inclui as já entregues ciclovias da Avenida Mackenzie e a da Norte Sul. Outros 16 km de ciclovias estão previstos até o final do mês de março do ano que vem, segundo Barreiro. As próximas a serem construídas são nas regiões de Barão Geraldo, Taquaral, Vila Marieta e Nova Aparecida.
Na fase 2 estão previstos mais 95 km. Na fase 3, ligada à construção dos corredores do BRT, mais 13 km. Na fase 4, a última do plano, mais 52 km devem ser construídos.