Ouça ao vivo

Ocupações de escolas ganham apoio de voluntários

Escola Estadual Dom Barreto ocupada em Campinas (Foto: Gláucia Franchini

As ocupações de escolas estaduais em Campinas receberam apoio de 380 voluntários em dois dias após o lançamento de uma plataforma na internet. A proposta segue o exemplo do que foi feito na capital paulista. O objetivo é formar uma rede de interessados dispostos a prestar auxílio aos estudantes mobilizados e evitar ameaças ao movimento, como medidas judiciais do Governo e até possíveis desocupações à força.

Qualquer pessoa pode se cadastrar – advogados, ativistas e apoiadores da causa, que são avisados em caso de necessidade, como explica o diretor de Comunicação da Rede Minha Campinas, Marcelo Nisida. Das 10 escolas ocupadas em Campinas, cinco estão incluídas no cadastro: Dom Barreto, Júlio de Mesquita, Procópio Ferreira, Antônio Vilela e Eduardo Barnabé, mas as demais também devem receber ajuda.

Marcelo Nisida ainda explica que a ideia é fortalecer a mobilização de alunos e docentes e propor a abertura de uma discussão sobre a reorganização do ensino nas escolas em todo o estado de São Paulo. Ele também não descarta o uso da rede formada pelo dispositivo em favor de outras ações de proteção às ocupações nas escolas, como ações judiciais e manifestações mais diretas.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.