Ouça ao vivo

Suspeito de envolvimento com facção é exonerado da Prefeitura

A exoneração de Alexandre Corá Francisco do cargo de assessor da Secretaria de Relações Institucionais de Campinas foi publicada na manhã desta quarta-feira no Diário Oficial do município. Conhecido como Xandão, ele foi preso nesta terça na operação conjunta do Ministério Público e da Polícia Militar contra uma facção criminosa que atua dentro e fora dos presídios do estado de São Paulo.

A investigação dos promotores do Gaeco aponta que ele possui relação com os líderes do crime organizado na região e também não descarta que dinheiro ilegal tenha sido usado em campanhas políticas. Corá foi candidato a vereador na cidade de Hortolândia nas eleições de 2012 e, segundo o promotor Amauri Silveira Filho, já possuía passagens na polícia por diversos crimes e chegou a ser preso.

Questionado sobre isso, o prefeito Jonas Donizette alegou que a ficha de antecedentes criminais foi pedida antes da contratação, mas afirmou que o documento não apresentava qualquer problema. O Chefe do Executivo ainda justificou que o homem não possuía funções de caráter administrativo ou financeiro e era responsável pela interação do Executivo com comunidades da periferia da cidade.

Ainda segundo Jonas, a investigação não envolve a Administração Municipal e apura especificamente o envolvimento pessoal do suspeito com criminosos do alto escalão de uma facção no estado. O ex-servidor foi preso na própria casa, na Vila Padre Anchieta. Ele se recusou a abrir o portão, que precisou ser arrombado, mas não resistiu à prisão. Depois disso, foi levado ao prédio da Prefeitura.

Na sala dele, documentos, pastas e computadores foram apreendidos pelos policiais militares do Batalhão de Ações Especiais e serão analisados pelos promotores do Ministério Público. Ele deve permanecer preso pelos próximos 30 dias.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Obras do piscinão para desafogar Princesa d’Oeste estão sem prazo para começar

A ordem de serviço para o início das obras do primeiro reservatório que deve armazenar águas da chuva da Avenida Princesa d’Oeste ainda não foi assinada pela Prefeitura de Campinas. O piscinão para evitar enchentes na região será construído na Praça de Esportes do Paranapanema, na Rua Alaíde Nascimento de Lemos, na Vila Lemos. A equipe de reportagem da CBN Campinas foi até o local e constatou que ainda não há indicativos de obras no espaço. O anúncio do consócio vencedor da licitação aconteceu há quase três meses.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.