Ouça ao vivo

Liminar ameniza tensão, mas Vila Soma continua em alerta

Tensão diminuiu, mas moradores vão manter os bloqueios.

Casas na Ocupação Vila Soma em SumaréDeferida pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, a liminar que suspende a reintegração de posse da Vila Soma, em Sumaré, foi bem recebida pelos moradores da área. Muitos, porém, ainda temem o que pode acontecer a partir de agora e por isso a mobilização será mantida pelo menos até o domingo, data na qual estava marcada a retirada das cerca de 2,5 mil famílias.

Antes da liminar, os ocupantes estavam se preparando para resistir à ordem de remoção e impedir a entrada da polícia: barricadas com paus, pneus e carcaças de carro foram posicionadas no único acesso ao local. Além disso, escudos foram improvisados e ferramentas, como foices e enxadas, foram separadas para uso dos ocupantes. Mas menos de um dia depois, mesmo com os bloqueios mantidos, o clima de tensão diminuiu.

Sonia Silva conta que o desespero acabou, mas a incerteza continua. Ela mora no local desde 2013, divide a casa com duas filhas e três netas e alega que não teria para onde ir se a reintegração fosse cumprida. Nilton Adriano foi um dos primeiros a chegar em 2012 e mora com a mulher, que está grávida, e dois filhos. Ele também diz que se sente aliviado e afirma que ainda acredita em uma solução favorável.

Já o coordenador do movimento, William Sousa, se disse satisfeito e confirmou que as barricadas e a mobilização na entrada serão mantidas por precaução até o próximo domingo, caso a decisão seja revertida. Ele conta que aguarda um posicionamento da Polícia Militar sobre a suspensão da ordem e relatou que uma assembleia no dia de hoje deve decidir se as famílias que saíram do local terão permissão para retornar.  Ao todo, 30 teriam deixado as casas com receio durante a semana.

O comando da Polícia Militar de Sumaré divulgaria nesta sexta-feira como seria realizada a ação de cumprimento da reintegração de posse da Vila Soma, mas não se pronunciou após a liminar. Já o Hospital Estadual da cidade chegou a informar que colocaria em ação no domingo um Plano de Contingência para Múltiplas Vítimas. A coletiva sobre isso, no entanto, foi cancelada.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.