Nenhuma das cidades da Região Metropolitana de Campinas figura entre as dez com melhor desempenho no ranking ambiental do Programa Município VerdeAzul, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente.
A cidade de Novo Horizonte foi a primeira colocada com uma nota de 97,13, quase a totalidade dos 100 pontos máximos. Logo em seguida figuram Botucatu e Sertãozinho.
Das 20 cidades da RMC, 60% delas não conseguiram nem a certificação do Programa do Governo Paulista. Para isso é preciso fazer 80 pontos.
Para classificar os municípios são consideradas dez diretivas: Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental,Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Gestão das Águas e Conselho Ambiental.
A coordenadora do Programa Município Verde Azul Lie Shitara Schutzer explica que de um ano para o outro a secretaria insere novas ações dentro das diretrizes
Na 35º colocação e com uma nota de 88,43 Campinas é a primeira cidade da região a aparecer no ranking ambiental. Figuram também no rol das cidades certificadas Holambra, Hortolândia, Itatiba, Jaguariúna, Nova Odessa, Santa Bárbara D’ Oeste e Vinhedo. Do outro lado da tabela aparecem Valinhos na posição 430 e Paulínia em 472. Lie Shitara comenta que a certificação é a comprovação de que o município cumpriu uma série de medidas
A participação dos municípios é voluntária no programa e ocorre por meio de um termo de adesão. Assim, o principal objetivo do da secretaria é estimular e auxiliar as prefeituras na elaboração e execução de suas políticas públicas voltadas ao meio ambiente.