A empresa de transportes VB se comprometeu em audiência com Ministério Público a pagar os funcionários, até à sexta-feira, 5° dia útil do mês, que é o limite previsto em lei. A empresa é responsável pelo transporte público da linha verde de Campinas. Atrasos no pagamento têm gerado paralisações no sistema de transportes. E foi isso que motivou a Procuradoria a exigir ações e esclarecimentos.
A reunião foi na tarde desta segunda-feira (01/02) e segundo a procuradora Catarina von Zuben, a VB assegurou o pagamento dos salários dentro do prazo legal. A justificativa dos atrasos foi a crise financeira que a empresa estaria passando. Agora, diz que a situação foi normalizada.
A normalização das finanças da VB teria acontecido com aumento do repasse da prefeitura de Campinas no final de janeiro, em 40%, passando de R$ 5 milhões para R$ 7 milhões. Apesar do comprometimento, a procuradora não descarta entrar na justiça caso a empresa descumpra os prazos legais de pagamento.
A audiência teve presença, além da empresa de transportes, de representes do sindicato da categoria e da prefeitura de Campinas. A procuradora Cataria von Zuben reforça a importância do diálogo entre VB e entidade trabalhista para amenizar impactos a usuários transporte público e a co-responsabilidade da administração municipal.
O Ministério Público do Trabalho deu dez dias para a prefeitura de Campinas apresentar as medidas que foram tomadas diante dos problemas no transporte público na cidade.