A 26ª fase da Operação Lava Jato cumpriu mandados na região, na manhã desta terça-feira. A ação foi em Valinhos, no Condomínio Village Visconde Itamaracá, no bairro Recreio dos Cafezais. Ainda não há detalhes sobre o tipo de mandado cumprido, mas a chamada Operação Xepa, deflagrada nesta manhã, foi a campo para cumprir 67 mandados de busca e apreensão, 28 mandados de condução coercitiva, 11 mandados de prisão temporária e 04 mandados de prisão preventiva.
Os trabalhos são um desdobramento da 23ª fase , Operação Acarajé, quando o marqueteiro do PT, João Santana, foi preso. Com a análise de parte do material apreendido, a força-tarefa encontrou um suposto esquema de contabilidade paralela no Grupo Odebrecht, para o pagamento de vantagens indevidas a terceiros, vários deles com vínculos diretos ou indiretos com o poder público em todas as esferas.
O material indicou a realização de entregas de recursos em espécie a terceiros indicados por altos executivos da Odebrecht, em várias áreas de atuação do conglomerado empresarial. Há indícios concretos de que a construtora se utilizou de operadores financeiros ligados ao mercado paralelo de câmbio para a disponibilização de tais recursos.
Os investigados responderão, dentre outros, pelos crimes de corrupção, evasão de divisas, organização criminosa e lavagem de ativos.