Um Projeto de Lei que determina que as agências bancárias de Campinas substituam os detectores de metal por máquinas de escaneamento corporal foi aprovado em primeira votação pela Câmara Municipal. O autor, o vereador Cidão Santos (do PROS), considera que os detectores de metal de hoje são obsoletos, além de causarem constrangimento. Nas agências bancária, os usuários se dividem na hora de opinar sobre o sistema atual de detectores de metal.
Para Cidão Santos, além de ser mais eficiente em relação à segurança, o escaneamento acaba com a necessidade de esvaziar bolsos e bolsas antes de entrar na agência. Mas, Jeferson Boava, Presidente do Sindicato dos Bancários de Campinas, acredita que o sistema proposto não vai funcionar da forma como está colocado no projeto. E manda um recado para os para aqueles que não gostam de passar pelo detector.
A FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos – preferiu não comentar a proposta por trata-se de Lei ainda que ainda não sancionada. Antes de seguir para sanção ou veto do prefeito, ainda haverá uma segunda votação no Legislativo. Se virar Lei, as agências que descumprirem serão notificadas e terão 30 dias para se adequar. Caso persistam, serão multadas em 5 mil UFIC’s Atualmente em R$15.500,00.