Ouça ao vivo

Ecopontos de Campinas têm contado com o apoio da população na preservação do meio ambiente

Valéria Hein

A contribuição para o equilíbrio ambiental e despoluição das cidades é obrigação tanto da iniciativa privada quanto do poder público. Em Campinas, a administração municipal possui um programa de Ecopontos e Pontos Verdes, que tem contado com adesão de ambos os lados, incluindo a contribuição do cidadão campineiro.

Os Ecopontos foram criados para receber entulho de construção, lixo eletrônico, pneus, lâmpadas, baterias de celulares, pilhas, óleo de cozinha e objetos em desuso, como sofás, poltronas e camas, além dos tradicionais materiais recicláveis – papel, vidro, metal e plástico. O diretor do DLU – departamento de limpeza urbana, Alexandre Gonçalves, explica que Campinas possui 22 pontos de coleta.

Carlos Henrique da Silva, dono de uma empresa de TI, utiliza o Ecoponto do Jardim São Gabriel para depositar o entulho acumulado no escritório. O agente ambiental que trabalha no local, Waldemar Dias da Silva, diz que o cidadão campineiro tem abraçado a ideia. No Ecoponto da Av. Prefeito Faria Lima, o foco é no descarte de pneus.

Alexandre explica que o a logística reversa nesse caso deveria ser de responsabilidade dos próprios fabricantes, de acordo com a política nacional de resíduos sólidos. O diretor do DLU, Alexandre Gonçalves, explica que os Ecopontos atendem o que preconiza a política nacional de resíduos sólidos de eliminar a dependência dos aterros sanitários. A relação e os endereços dos Ecopontos e Pontos Verdes de Campinas podem ser consultados no site da Prefeitura.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.