O fenômeno climático conhecido como microexplosão, que foi registrado na madrugada deste domingo em Campinas, danificou cerca de 500 casas no residencial San Conrado, que fica no final da Avenida Mackenzie. Parte de uma residência não resistiu a força do vento e caiu. O muro do condomínio fechado também não suportou e cedeu em cima de vários automóveis. Ninguém se feriu.
Dentro do residencial, o cenário era de devastação. Praticamente todas as casas de dois setores do condomínio foram destelhadas. Pelo menos 30 postes dentro do residencial foram danificados e os moradores seguiam sem o fornecimento de energia elétrica até o início da noite desse domingo. Passado o susto, os moradores contabilizavam os prejuízos, como é o caso de Leonardo Sartori, que teve a casa destelhada e perdeu um carro que foi atingido pelos escombros.
Cecília Pimentel disse que os moradores do residencial ficaram isolados, porque além do corte de energia elétrica, os serviços de internet e telefonia também foram interrompidos. Segundo ela, o sentimento era de pavor com o que estava acontecendo. Rogério Rodrigues Dias é morador e trabalha no condomínio San Conrado. Ele disse que o estrago foi causado num intervalo de no máximo cinco minutos.

Até o início da noite, funcionários da CPFL trabalhavam no condomínio San Conrado para tentar restabelecer o fornecimento de energia elétrica. Alguns postes na entrada do residencial tiveram que ser substituídos.