Prefeitura não descarta decretar que houve desastre natural em Campinas

A prefeitura de Campinas não descarta decretar que houve desastre natural diante do fenômeno microexplosão que atingiu o município na madrugada do dia 05 de junho. Segundo a administração, a Defesa Civil está levantando os dados, já que para decretação desse estado é necessária uma fundamentação baseada em relatório sobre o problema.

Se for constatado que de fato houve desastre natural, o governo municipal passa a ter uma facilidade de levantamento de dinheiro e franqueamento de recursos. Isso pode ajudar moradores como Marcos Francisco de Assis a conseguir uma linha crédito para consertar os danos que o temporal causou na casa dele, no condomínio San Conrado, uma dos mais atingidos. O seguro residencial dele não cobre todo o dano. Em estado de desastre, pessoas nessa situação podem ser autorizadas a usar o FGTS.

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, esteve em Jarinu que foi uma das cidades mais prejudicadas com as chuvas e explicou que caso haja comprovação de desastre natural e decretação de estado de emergência, os afetados podem usar até R$ 6.200.

A prefeitura de Campinas reforça que faz os levantamentos para certificar se a situação era ou não legalmente tipificada em desastre natural e depois disso, ainda terá que aguardar avaliação e discussão dos governos estadual e federal para a decretação de estado de emergência. O prazo para que seja decretado é até o início da segunda quinzena de junho.

 

 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Polícia Rodoviária prende dupla com baterias furtadas de torres de telefonia em Valinhos

Rede Mário Gatti chama voluntários para participar de atividades da Semana do Dia das Crianças

Tribunal de Contas mantém suspensão de seleção para escolas cívico-militares em SP

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.