Ouça ao vivo

Após desocupação, alunos entregam reitoria à Unicamp

Após quase 60 dias de ocupação, os alunos deixaram a reitoria e entregaram o prédio à Unicamp às 10 da manhã desta quinta-feira. Uma comissão formada por funcionários entrou no local para fazer uma vistoria interna e foi acompanhada por um grupo de estudantes.

Eles ficaram no espaço por cerca de quarenta minutos e visitaram setores e salas, que foram limpos pelos universitários durante a madrugada. Representante do grupo de manifestantes, Carolina Guerra garantiu que tudo estava em ordem e que nada foi tirado do lugar original.

O chefe de gabinete adjunto da reitoria, Osvaldir Taranto, confirmou que houve pouco dano e que os pertences estavam preservados. Ele disse que a situação, dessa vez, estava melhor que em outras ocasiões, quando paredes foram pichadas e objetos revirados.

Taranto, no entanto, disse que os documentos, pastas e computadores serão vistoriados para saber se tudo está realmente no lugar. Por conta disso, não estabelece prazo para a retomada do trabalho no espaço e não sabe o quanto as atividades foram prejudicadas.

Durante a entrada dos dois grupos na reitoria, foi possível perceber que uma das vidraças de uma das primeiras salas estava quebrada. Foi por ali que os manifestantes entraram no dia 10 de maio. Segundo eles, os gastos com consertos desse tipo serão pagos pelos alunos.

Apesar do fim da ocupação, o movimento estudantil vai continuar. Os alunos querem que as negociações com o reitor sejam mantidas. Além de vagas em moradias, item atendido, eles pedem cotas étnico-raciais e são contra o corte de 40 milhões de reais para a instituição.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.