Lei do farol baixo em rodovias passa a valer na sexta

Trafegar pelas estradas brasileiras com farol baixo durante o dia é lei. A medida vale a partir desta sexta-feira, mais de um mês depois da sanção. No período, quem não estava acostumado com a prática aproveitou para criar o hábito e evitar a multa e a perda de pontos na carteira de motorista.

É o caso de Januário Gonçalves, que se viu obrigado a utilizar o farol. Apesar disso, diz que não aprova a lei, porque considera que o efeito prático para os motoristas é baixo e não justificaria a adoção da medida.

Especialistas, no entanto, afirmam que a mudança aumenta de forma considerável a segurança nas estradas, já que melhora a visibilidade. Segundo o consultor automotivo, César Urnhani, a medida permite que os veículos sejam identificados com mais facilidade, mesmo em movimento.

O Gestor de Atendimento da AutoBan, responsável pelas rodovias Anhanguera e Bandeirantes, Odair Tafarelo, concorda e cita os números. Além de defender a lei, Tafarelo ainda diz que o uso dos faróis vai ser facilmente absorvido, já que parte da população já tinha esse costume.

Valdomiro Araújo diz que sempre achou a medida necessária na estrada. O descumprimento da norma será considerado infração média a partir do dia 8, com perda de quatro pontos na carteira e multa de R$ 85,13.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Conversões proibidas flagradas pela Emdec aumentam 86% em Campinas

bebidas falsas Americana

Bebidas apreendidas em Americana vão passar por perícia para identificar metanol

“Fechamos um ciclo”, destaca delegado da PF ao avaliar Operação Vareio nesta terça (30)

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.