Sem chuva expressiva há algumas semanas, a região tem enfrentado dias secos com baixa umidade do ar. Nos últimos dias, o índice chegou a ficar abaixo de 40%, de acordo com o Cepagri da Unicamp. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o ideal é umidade em torno dos 60%. O problema deste período do ano é que o tempo seco pode provocar diversas reações no corpo, como irritação nos olhos, nariz e garganta seca, mal-estar e dor de cabeça.
Quem acaba sofrendo mais com o esse tipo de clima são as pessoas que apresentam algum tipo de problema respiratório, como asma e bronquite, já que com a umidade do ar baixa, há maior chance da pessoa contrair infecções. Por isso, nestes dias secos há um aumento significativo de internações nos hospitais. De acordo com o otorrinolaringologista do Hospital Celso Pierro da Puc Campinas, Bruno Duarte, as pessoas devem se preocupar mais com a saúde neste período e tomar algumas providências simples para evitar problemas de saúde. Ele explica sobre a importância da hidratação e também da umidificação nesta época do ano.
Para melhorar o ambiente dentro de casa, além do tradicional balde com água, uma das alternativas para aumentar a umidade do ar é o uso umidificador.