Ouça ao vivo

Pedreira terá eleição com apenas um candidato a prefeito

Os eleitores de Pedreira terão apenas um candidato a prefeito como opção no pleito de outubro. Hamilton Bernardes, do PSB, que já ocupou o cargo outras três vezes, será o único a aparecer nas urnas. Pelas ruas do município, o panorama causa desconforto, mas há também quem não veja problema algum.

Do ponto de vista legal, não há impedimento. É o que explica o advogado de Direito Eleitoral, João Fernando Lopes de Carvalho. Em locais com mais de 200 mil eleitores, por exemplo, se votos brancos e nulos superarem os 50%, uma nova eleição é convocada. Mas não é esse o caso da cidade, que tem 33,2 mil eleitores.

Com isso, a escolha depende somente dos votos válidos. Caso Hamilton Bernardes receba apenas um voto no dia 2 de outubro, estará eleito – mesmo que seja o dele mesmo. Para o diretor da Faculdade de Direito da PUC- Campinas, Peter Panuto, a situação enfraquece as propostas e expõe a realidade partidária.

O panorama inusitado se deu através da formação de uma chapa única com 19 partidos e 72 candidatos a vereador de quatro coligações. Uma delas é a do Partido Social Democrático, PSD, do atual prefeito Carlos Pollo, que se somou a outras três alianças.

Questionado, Hamilton Bernardes disse que existe confiança na candidatura dele e na recuperação diante da crise. Bernardes, do PSB, é economista e foi prefeito de Pedreira por três vezes antes de assumir a Pasta de Finanças de Campinas nos últimos quatro anos.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.