Ouça ao vivo

Região de Campinas é a primeira da lista no Estado em queimadas

Valéria Hein

A Região Administrativa de Campinas foi a que mais registrou queimadas e incêndios florestais em 2016 em todo o Estado de São Paulo. Só na primeira quinzena deste mês nossa região registrou 17% dos casos no estado.

O número de focos de incêndio quase dobrou em todo o Estado de São Paulo em relação ao mesmo período de 2015, passando de 1.061 para 2.045 registros. Os dados foram divulgados pela Coordenadoria de Fiscalização Ambiental da Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

E estão dentro da normalidade para o período por causa do longo da longa  estiagem e a grande dimensão de nossa região, de acordo com o coordenador regional da Defesa Civil, Sidnei Furtado. Entre as causas, queda de balões, queimadas irregulares e descarte de bitucas na beira da estrada.

Sidnei Furtado cita ainda o hábito ilegal do brasileiro de realizar queimadas para limpar terreno e eliminar o lixo. O frio e a falta de chuva pioram a qualidade do ar e aumentam o risco de incêndios em matas, florestas e áreas de preservação ambiental.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.