O Idec (Instituto de Defesa do Consumidor) tem alertado a população com relação a um golpe que estelionatários tem aplicado. As pessoas que estão com familiares internados em hospitais recebem uma ligação, supostamente de algum profissional da unidade hospitalar e pede o depósito de um determinado valor em uma conta corrente específica.
O gestor de relacionamentos do Idec, Alexandre Frigério, explica como os golpistas agem e o motivo da ligação
Os golpistas fornecem dados do paciente, informações sobre seu estado de saúde e, às vezes, até o nome do médico que faz o acompanhamento, o que pode fazer o familiar acreditar que o pedido é verdadeiro. Só depois de depositar o dinheiro, a vítima descobre que caiu em um golpe.
Alexandre dá algumas orientações e ressalta que, no caso da pessoa cair no golpe, ela deve entrar em contato com o hospital para buscar o ressarcimento do valor
Ele ainda informou que, no caso de atendimentos via planos de saúde, as operadoras também podem ser co-responsabilizadas já que também têm os dados do paciente.
Se o caso não for resolvido diretamente com as empresas, o Idec recomenda registrar reclamação no Procon ou no site consumidor.gov.br, do Ministério da Justiça. Caso necessário, também é possível entrar na Justiça.