Ouça ao vivo

Professora critica classificação de escolas baseada em prova do Enem

O Ministério da Educação divulgou os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio por Escola. Foram ranqueados 102 estabelecimentos de ensino. Na região de Campinas aparecem na lista na posição de número 30 o Colégio Porto Seguro de Valinhos, na posição de número 47 o Colégio Etapa, também de Valinhos, o Colégio Progresso de Campinas, na posição 57 e Escola Comunitária, também de Campinas na posição 101.

Essas notas ajudam a saber como é o desempenho dos alunos de cada escola e, assim, avaliar também o ensino oferecido por ela.

A professora da faculdade de Educação da Unicamp, Ângela Soligo, criticou a classificação de escolas através do exame do Enem. Para ela, uma única prova não pode ser o balizador do que é ou não uma boa escola no país.

Do total de escolas listadas, quatro são federais, uma estadual e o restante particular. Elas foram classificadas de acordo com a média das notas das escolas nas 4 áreas do conhecimento (linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas). Não foi considerada a nota da redação.

Só entraram nesta lista escolas em que, pelo menos, 60% dos alunos estudaram os três anos do ensino médio por lá.

A professora fez uma série de questionamentos que deveriam ser avaliados para se chegar a um resultado do que seria uma boa escola

Para Ângela Soligo, é necessário diálogo entre governo, professores e sociedade para a construção de um projeto participativo para que, a partir daí, se possa ter uma avaliação mais coerente das escolas.

O Enem é composto de uma redação e de 180 perguntas com alternativas. As notas das escolas são calculadas com base no desempenho dos alunos que fizeram a prova.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.