CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Crise afeta diretamente pedidos de recuperação judicial de empresas na região

Entre janeiro e setembro último, os pedidos de recuperação judicial na Região Metropolitana de Campinas cresceram de forma significativa. Foram 49 recuperações requeridas em 2016 nos 20 municípios que formam

Crise afeta diretamente pedidos de recuperação judicial de empresas na região
Entre janeiro e setembro último, os pedidos de recuperação judicial na Região Metropolitana de Campinas cresceram de forma significativa. Foram 49 recuperações requeridas em 2016 nos 20 municípios que formam a RMC contra 16 em 2015, o que representa um aumento de 206%. Os dados são da Serasa Experian. Só em Campinas, de janeiro a […]

Entre janeiro e setembro último, os pedidos de recuperação judicial na Região Metropolitana de Campinas cresceram de forma significativa. Foram 49 recuperações requeridas em 2016 nos 20 municípios que formam a RMC contra 16 em 2015, o que representa um aumento de 206%. Os dados são da Serasa Experian.

Só em Campinas, de janeiro a setembro de 2015 foram registradas 6 recuperações requeridas, já em 2016 o número saltou para 17.

Em todo o país, nos primeiros nove meses do ano, as recuperações requeridas na Justiça somaram 1.479 – ou 62% a mais do que no período de janeiro a setembro de 2015.

Para o advogado especialista em contencioso e arbitragem André Barabino a crise econômica tem efeito direto nos números.

O total de falências requeridas em Campinas entre janeiro e setembro ficou praticamente estável. Passou de 26 em 2015 para 25 esse ano. Já as falências decretadas caíram pela metade: de 16 para 8.

Segundo o advogado, o que tem sido observado é que os pedidos de recuperação e de falências requeridas são de empresas de todo o porte.

Em nível nacional, a Operação Lava Jato, da Polícia Federal também influenciou no comportamento das empresas.

 

André Barabino explicou que o pedido de recuperação judicial é uma medida usada pelas empresas para sinalizarem aos credores que não vão conseguir cumprir suas obrigações financeiras. Para isso, propõem aos credores uma alternativa de pagamento, um plano no qual buscam um desconto em suas dívidas para conseguir saldá-las sem que a empresa precise fechar as portas.

Compartilhe

Conteúdos