Uma pesquisa inédita feita pelo SindiVarejista em parceria com a FecomercioSP apontou que apesar do pessimismo diante do atual momento econômico, o consumidor de Campinas se mostrou esperançoso em relação ao próximo ano.
O índice de confiança do consumidor de Campinas em relação ao poder de compra para 2017 é de 104,2 pontos, numa escala de 0 a 200. No entanto, quando pesquisado o índice das condições econômicas atuais, esse número está bem abaixo: 66,2 pontos.
De acordo com o assessor econômico da FecomercioSP, Fábio Pina, esse resultado demonstra que as pessoas acreditam que terão melhores condições de compra no próximo ano, mas ainda sentem insegurança frente ao momento atual.
Para Pina, o comportamento do consumidor, apontado na pesquisa, é pertinente, diante da perspectiva de leve otimismo para 2017.
Para a presidente do Sindivarejista, Sanae Murayama Saito, esses números refletem uma perspectiva também de crescimento no varejo nesse fim de ano de 2% em relação ao fim do ano de 2015. O indicador de Campinas está alinhado com o da capital, que apontou resultados semelhantes.