Ouça ao vivo

Quatro se atrasam no maior local de provas do Enem em Campinas neste sábado

Jucelene Barbosa chegou menos de um minuto após o fechamento do portão na Unip Swift

A chegada para o primeiro dia de aplicação do Enem em Campinas foi marcada por muito trânsito nas regiões dos locais de prova na cidade. São 18 unidades de ensino que tem seus prédios utilizados para a realização das provas, sendo a maioria colégios e universidades particulares.

No local com maior número de inscritos, a Unip Swift, não foi diferente. Apesar disso, a maioria conseguiu chegar com boa antecedência, e apenas quatro pessoas chegaram após o fechamento dos portões.

Uma delas foi Jucelene Barbosa, busca entrar em uma faculdade para cursar enfermagem. Ela chegou ao portão menos de um minuto após ele ter sido fechado. “É por conta do trânsito, farol, enfim, e infelizmente não deu tempo de eu chegar no horário, mas foi questão de segundos. Eu vim de carro, estacionei aqui embaixo, e moro na região do Aeroporto de Viracopos”.

Alguns que trabalhavam no exterior do prédio na divulgação de instituições de ensino até tentaram argumentar com o responsável pela portaria para que ele deixasse Jucelene entrar, mas não teve jeito.

34 mil pessoas se inscreveram para prestar o Enem em Campinas. É a terceira cidade em número de inscritos em todo o estado, ficando atrás apenas de Guarulhos e São Paulo, que são justamente as duas cidades do estado que possuem maior população do que Campinas.

A Emdec alerta os estudantes que prestarão a prova do Enem neste domingo para que saiam de casa com considerável antecedência. A atenção tem de ser maior, pois os horários dos ônibus municipais e metropolitanos são reduzidos no domingo, com menos veículos circulando. Além disso, dois eventos esportivos poderão afetar o trânsito: um na Avenida Norte Sul, a partir das 7h30 da manhã, e outro no distrito de Nova Aparecida, com início às 8h00.

Sobre o Enem na Região Metropolitana de Campinas, 90 mil pessoas se inscreveram, e a aplicação da prova ocorre em 16 das 20 cidades da região. Depois de Campinas, a segunda cidade da RMC em número de inscritos é Indaiatuba, e a terceira, Sumaré, ambas com mais de 7 mil inscritos. Hortolândia e Americana vem em seguida, com mais de 6 mil inscrições cada.

 

Número de inscritos por cidade na RMC:

– Americana 6.585

– Artur Nogueira 2.715

– Campinas 34.421

– Cosmópolis 2.086

– Hortolândia 6.903

– Indaiatuba 7.468

– Itatiba 3.900

– Jaguariúna 2.344

– Monte Mor 1.783

– Nova Odessa 1.424

– Paulínia 2.977

– Pedreira 1.154

– Santa Bárbara d’Oeste 3.723

– Sumaré 7.101

– Valinhos 3.302

– Vinhedo 2.211

* O Enem não está sendo aplicado nas cidades de Engenheiro Coelho, Holambra,  Santo Antônio de Posse e Morungaba.

Dados: Inep.

 

 

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.