Ouça ao vivo

Centro de Convivência pode ser reformado com verba que seria utilizada na construção do Teatro de Ópera

A Prefeitura de Campinas pretende realocar a verba que seria destinada à construção do Teatro de Ópera Carlos Gomes no Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim na reforma de outros equipamentos de cultura da cidade, como o Centro de Convivência Cultural, no Teatro do Bosque, e no Centro Cultural Maria Monteiro.

Os recursos são provenientes do Governo do Estado, e totalizam R$ 80 milhões. Com isso, a construção do Teatro de Ópera seria suspensa, pelo menos, momentaneamente. O Secretário de Cultura de Campinas, Ney Carrasco, afirma que a verba disponibilizada já não seria suficiente para a construção do Teatro de Ópera, o que favorece a realocação dos recursos. “Um dos problemas foi a defasagem que esses recursos sofreram com a inflação alta, para fazer essa mesma obra os recursos não são suficientes para este tamanho de obra. Campinas precisa de um teatro de mais de mil lugares, mas não seria possível fazer isso nesse momento, então vamos utilizar esses recursos para os equipamentos que necessitam emergencialmente de reparos”.

Agora, o Prefeito irá negociar com o governador Geraldo Alckmin a autorização para a realocação da verba liberada pelo Estado para o teatro. A conversa deverá ocorrer no mês de Janeiro.

A obra do Centro de Convivência deverá consumir R$ 40 milhões, ou seja, metade dos recursos disponibilizados pelo Governo do Estado. A intenção da Prefeitura era utilizar recursos vindos de outras fontes na reforma do local, como a venda do potencial construtivo, mas a expectativa não se confirmou.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.