Com nova tarifa de R$ 4,50, população traça problemas do transporte público de Campinas

Com aumento da tarifa de ônibus em Campinas, nós saímos às ruas para conversar com população. R$ 4,50 ou R$ 4,20, para quem usa bilhete único. Nós perguntamos se as pessoas acham esses valores justos diante do oferecido.

Em unanimidade a resposta foi não. Com as justificativas – ônibus lotados, quebrados, demora, falta de segurança, despreparo dos profissionais com reflexo em acidentes, por exemplo.

Na redação, nós fizemos um levantamento. Em 2016, os repórteres da CBN noticiaram pelo menos nove acidentes envolvendo ônibus do transporte municipal. Guilherme Pierangeli, Stephanie Haidar e André Berenguel estiveram em alguns dos casos. Houve vítimas fatais.

Nesses primeiros dias de 2017, a mãe de Dário Teixeira sofre com dores. Ela quebrou a clavícula após cair no ônibus da linha 2.73, na virada do ano.

Em 25 de novembro de 2016, idoso morreu atropelado por ônibus no centro de Campinas (Foto: Stephanie Haidar)

No ano passado, também noticiamos casos de insegurança no transporte público de Campinas. Eu estive na cobertura de um deles. A Valéria Hein trouxe número do aumento da criminalidade.

2017 começa com o mesmo temor. Usuários do transporte como Janaína Sales têm medo de ficar nos pontos de ônibus.

Mulher registrou boletim de ocorrência na DDM contra motorista do transporte público de Campinas (Foto: Gláucia Franchini)

A questão de estrutura dos veículos também foi pauta em 2016. Panes causaram incêndios em ônibus, conforme relatado por Henrique Bueno e Leandro Las Casas. Vídeos circularam nas redes sociais, em que passageiros usavam guarda chuva dentro dos ônibus, devido goteiras. Rogério Ricardo Santos traça más condições de ônibus da linha 1.95.

Ouvinte registrou situação de ônibus da linha 1.95 de Campinas (Foto: Rogério Ricardo Santos)

A Emdec informou que os esforços da empresa, no que diz respeito ao transporte público, têm o objetivo de propiciar qualidade na mobilidade urbana. Por isso, destaca que o Sistema Intercamp é sempre monitorado, para aprimorar os serviços.

Diz que eventualmente, podem ocorrer queixas e reclamações dos usuários. Nesses casos, a Emdec recomenda que denúncias sejam feitas, para que possam ser verificadas. Afirma que sempre que são constatadas falhas, elas são corrigidas.

A população pode entrar em contato pelo: (19)3772-1517, 156, “Fale Conosco”, no site, e no Atendimento à População, na sede da empresa.

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