Ouça ao vivo

Consórcio PCJ faz avaliação positiva sobre possibilidade de construção de represa em Campinas

Após a assinatura do decreto de utilidade pública que permitirá a construção de um reservatório de água no Rio Atibaia, no distrito de Sousas, em Campinas, representantes do consórcio PCJ comemoraram a possibilidade de execução da obra. Isso porque a avaliação técnica do órgão aponta que as bacias dos rios Piracicabas, Capivari e Jundiaí estão em estado crítico no que diz respeito ao abastecimento das cidades da região.

Segundo a prefeitura, o reservatório vai proporcionar autonomia de 70 dias de abastecimento em Campinas. Para o coordenador de projetos do Consórcio PCJ, José César Saad, uma represa desse porte em Campinas ajudaria aliviar o sistema. Além de representar uma segurança para o abastecimento de Campinas, o reservatório poderia beneficiar outras cidades da região, uma vez que a captação na represa substituiria na mesma proporção a retirada de água diretamente do rio, como disse José César Saad.

Serão investidos R$ 350 milhões nas obras, que deverão ser concluídas no prazo de três anos. O reservatório terá 3,5 milhões de metros quadrados, e capacidade de armazenamento de 17 bilhões de litros. Atualmente 95% das águas utilizadas no abastecimento da cidade são coletadas diretamente no Rio Atibaia. Com o reservatório, a vazão poderá subir 50%, passando de quatro para seis mil litros por segundo.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.