Ouça ao vivo

Maternidades do SUS estão no limite ou com superlotação em Campinas

Todos os hospitais maternidades que atendem o SUS, em Campinas, funcionam com capacidade da UTI Neonatal no limite ou com superlotação.

No Celso Pierro são 15 leitos, todos ocupados. Na Maternidade de Campinas, 22 vagas, todas com pacientes.

A situação mais crítica é do Caism da Unicamp que neste início da semana comunicou o fechamento da internação para pacientes na Unidade de Terapia Intensiva e de Cuidados Intermediários, por questão de segurança.

São 30 leitos, mas no sábado chegou a 41 bebês internados.

Sérgio Marba, Diretor da Divisão de Neonatologia atualizou o cenário nesta quarta-feira, ainda com superlotação, principalmente de pacientes mais graves.

Apesar da situação crítica no Caism, a forma como o fechamento foi comunicado é questionada pelo presidente da Maternidade de Campinas, Carlos Eduardo Martins Ferraz. Segundo ele, não teve como os outros hospitais se preparem.

O diretor da Divisão de Neonatologia do Caism, por sua vez, disse que a Central de Regulação de Vagas foi comunicada e que caberia a ela, repassar aos hospitais a situação.

Na avaliação dele, o déficit de vagas neonatal na região chega a quase 50%. A expectativa é que a situação seja normalizada no Caism, até o final desta semana.

Na maternidade de Campinas que atende 60% dos casos, o presidente nos disse que um agravante é a demanda de cidades vizinhas.

Com o fechamento no Caism, o reflexo é em mais demora no atendimento e em riscos aos pacientes, como explica Ferraz.

Em nota, a prefeitura de Campinas disse que as instâncias municipal e estadual estão organizando o sistema para garantir assistência a todos e que a acesso a cada unidade é feito de acordo com a disponibilidade.

Explica que atualmente estão sob a gestão municipal 34 leitos de UTI neonatal e 21 de cuidados intermediários no Celso Pierro e  na Maternidade. Garante que todos os bebês serão atendidos.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Suspeito de matar enteado é professor e dava aulas para crianças e adolescentes

Cirilo Abe Barreto, de 46 anos, acusado de matar o enteado Luiz Felippe Darulis, de 12 anos, em Monte Mor, é professor de ensino fundamental e médio em escolas da rede estadual de Hortolândia. O homem foi preso em flagrante no sábado (27), dia do crime. A criança morreu após uma sessão de castigo físico e agressões com pedaços de madeira.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.