Um levantamento do Sindicato da Indústria da Construção Civil apontou que o setor registrou a queda de quase 3 mil postos de trabalho em Campinas em janeiro deste ano, quando comparado ao mesmo período de 2016. Isso significa uma retração de 13,68%. Em relação a dezembro, o déficit de vagas foi de 0,09%. A última variação positiva do índice registrado pelo Sinduscon foi em abril, com aumento de 0,12% nos postos de trabalho.
Além de Campinas, outras seis cidades da região também perderam vagas no setor. Na comparação entre os meses de janeiro de 2017 e 2016, Piracicaba e Valinhos apresentaram retração de 12 e 13%. Americana, Indaiatuba, Limeira e Paulínia registraram quedas mais leves. De acordo com o diretor regional do Sinduscon, Márcio Benvenutti, o setor atravessa uma de suas piores crises na região. Segundo ele, ainda não há perspectiva de melhora.
Os dados apresentados são da pesquisa realizada pelo Sinduscon, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, com base em informações do Ministério do Trabalho e Emprego.