As flores são um dos presentes preferidos para o Dia dos Namorados. Essa tradição faz com que a data seja importante para o comércio em geral e principalmente para as floriculturas. Mas esse ano a comemoração acontece em uma segunda-feira. Por isso, a expectativa de vendas de flores ficou abaixo do ano passado, como explica Almir de Souza e Silva, gerente de uma floricultura no Mercado Municipal de Campinas.
Para atrair público no Dia dos Namorados, as floriculturas baixaram os preços dos produtos. Segundo o comerciante, os clientes têm procurado produtos mais baratos para presentear. Mas para alguns casais, as flores não podem faltar. O significado do presente é mais importante.
As flores preferidas são as mesmas em todos os Dias dos Namorados. As rosas, que podem ser de várias cores.
Os donos das floriculturas do Mercadão não conseguiram estipular uma porcentagem de perda em relação ao Dia dos Namorados do ano passado. O preço das flores varia de 15 até uma cesta de 120 reais. Já a Ceasa tem uma expectativa diferente. De acordo com números do Sindicato do Comércio Varejista de Flores, as vendas devem crescer 4,5%.