Ouça ao vivo

Haitianos são maioria em mutirão de atendimento a imigrantes

Os haitianos foram os estrangeiros que mais buscaram atendimento no mutirão da Defensoria Pública da União em Campinas. O serviço ofereceu assistência judicial e extrajudicial aos imigrantes da cidade no Dia Mundial do Refugiado. Mesmo não enquadrados tecnicamente nessa definição, os migrantes do país da América Central foram os que mais procuraram a sede do órgão, segundo o defensor federal e chefe da unidade da Defensoria no município, Caio Paiva.

De acordo com dados da Pasta Municipal de Cidadania, Campinas tinha 1,3 mil imigrantes e refugiados até setembro de 2016. Destes, 300 eram da África e Oriente Médio e mil eram haitianos, que trabalham principalmente na construção civil. Com a intenção de oferecer auxílio gratuito a esses moradores, uma parceria foi feita entre o Serviço de Referência da Prefeitura e a Defensoria da União.

Entre os atendimentos, por exemplo, está a regularização de vistos e carteiras de trabalho. Processos de naturalização, vistos de permanência, retificação e emissão de 2ª via de documentação também foram recebidos na sede do órgão em Campinas, assim como orientação para casos de crianças de pais de nacionalidades diferentes.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.