Ouça ao vivo

STJ rejeita recurso e Câmara de Campinas terá que demitir 250 dos 360 comissionados

O ministro do Superior Tribunal de Justiça, Herman Benjamin, indeferiu o pedido de medida cautelar da Câmara Municipal de Campinas para impedir a decisão do Tribunal de Justiça de SP de exonerar cerca de 250 servidores comissionados do Legislativo.

A decisão do TJ, portanto, deverá ser acatada pelo presidente da Casa, o vereador Rafa Zimbaldi (PP). Ele aguarda, porém, a publicação da sentença no Diário Oficial do Estado. De acordo com informações da assessoria do TJ, ainda não há uma data para a publicação. Nesta quinta-feira o processo já foi encaminhado para o Ministério Público para que seja tomada ciência da decisão tomada pelo STJ

Assim que a medida for publicada, o número de funcionários por gabinete terá que ser reduzido dos atuais 10 para um máximo de quatro.

Atualmente são 360 cargos, incluindo os da Mesa Diretora. Com a determinação, ficarão 110 comissionados. A verba de gabinete que hoje é de R$ 57,3 mil mensais deverá cair para cerca de R$ 25 mil por mês.

A ação direta de inconstitucionalidade foi feita pelo Ministério Público e considerada procedente pelo TJ-SP em julho de 2016. A Câmara, porém, conseguiu um efeito suspensivo sobre a medida, decisão que agora foi revista pelo presidente do Tribunal de Justiça. O legislativo campineiro, então, recorreu em Brasília, mas sem sucesso.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.