Ouça ao vivo

Prefeitura garante normalização, mas ainda há CSs sem exames sorológicos em Campinas

Alguns postos de saúde de Campinas ainda não retomaram a realização dos exames sorológicos que foram suspensos na cidade na segunda-feira (05/07), devido o atraso na entrega dos kits. A primeira previsão da prefeitura era de retomada na terça – o que não aconteceu – e depois um novo prazo para esta quarta-feira.

Nesta manhã quarta, entramos em contato com algumas unidades de saúde. Na da Boa Esperança e da Vila Rica não havia coleta para os procedimentos relacionados à sífilis, hepatite C, HIV, T3, T4 e outras doenças.

Também ligamos no CS do Santa Mônica, por volta das 8 da manhã e foi informado que não daria para fazer o exame nesta quarta, porque o horário já estava encerrado. Segundo a atendente, chegando cedo nesta quinta, haverá condições para o procedimento.

Pela manhã,  passamos ainda no posto de saúde de Barão Geraldo e pediram para voltar nesta quinta, já que de quarta-feira, não há coleta no espaço por questão de logística da rede pública de saúde de Campinas.

Apesar das informações que nos foram passadas em alguns postos de não ter como fazer o exame sorológico e nem um previsão para isso, a prefeitura garantiu que a situação dos kits foi normalizada. Sobre esse choque de dados, a administração disse que era muito cedo quando ligamos e os responsáveis pelos CSs ainda não tinham a informação da normalização ou então a coleta não estava no cronograma da rede.

Em março, esse tipo de procedimento também chegou a ser suspenso na cidade, pelo mesmo motivo – falta de kits. Naquela ocasião, houve problema de repasse de pagamentos aos fornecedores. Dessa vez, a prefeitura não quis se manifestar sobre a causa do atraso.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.