Usuários reclamam de demora em primeiro acesso a wi-fi gratuito

Quem usa o wi-fi gratuito instalado em lugares públicos de Campinas pela primeira vez reclama que o carregamento da página de cadastro é lento, o que torna o acesso inviável, principalmente quando a situação exige pressa. A constatação foi feita nas ruas do centro, onde a Prefeitura instalou placas informando sobre o recurso em determinadas áreas, como o Terminal Central, a Rua 13 de Maio, os largos do Rosário e da Catedral e o Paço Municipal.

Perto da Catedral, um dos pontos de maior movimentação da região, a maioria das pessoas dizia não saber da disponibilidade do recurso. Outra grande parcela, por outro lado, afirma não usar por pressa. É o caso de Monique Torres. Já Wesley Ferreira, que é de Brasília e visitava Campinas, estava sem plano de dados e chegou a procurar a loja da empresa de telefonia no centro. Sem conseguir uma solução, precisava se comunicar com uma amiga com urgência.

Ao ser informado sobre o wi-fi gratuito, ele procurou pela rede “Campinas Digital”. Mas, quando abriu a página que pedia os dados pessoais, criticou o tempo que teria que gastar, ainda mais em uma ocasião de necessidade. A reportagem também fez o teste no local. Além da demora no carregamento da guia de cadastro, o próprio preenchimento também exige do cidadão pelo menos cinco minutos. A medida, no entanto, é atribuída à segurança do usuário.

Quem explica é o presidente da IMA, empresa responsável pelas instalações no município, Fernando Garnero. Ele ressalta que o login é exigido apenas uma vez e também justifica que a lentidão da rede ocorre somente no primeiro acesso. Na Rua 13 de Maio, um dos últimos lugares a receber o sistema de conexão gratuita, três repetidores de sinal foram instalados. Ainda assim, o sinal demonstrou oscilação. Neste caso, a explicação foi o excesso de pessoas na rede. Além da 13, a Estação Cultura, a Lagoa do Taquaral e o Terminal Central receberam os equipamentos recentemente. Atualmente, são 24 pontos, mas o objetivo é chegar a 40 até dezembro. Entre eles, o distrito do Ouro Verde.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Fios soltos, fiação caída, postes com fios soltos Campinas

Postes das ruas de Campinas estão tomados por sobras de fios de telefonia

Saúde emite alerta para possíveis casos de intoxicação por metanol em Campinas 

Temperaturas máximas sobem nos próximos dias na região; máxima pode chegar aos 35º

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.