Ouça ao vivo

Reunião com Cremesp pode selar greve no Hospital Ouro Verde

Os funcionários do Hospital Ouro Verde, em Campinas, ainda podem entrar em greve. A definição pela paralisação depende principalmente de uma reunião entre o Sindicato dos Médicos do município e o Conselho Regional de Medicina. O motivo do encontro, que acontece nos próximos dias, é a série de denúncias sobre problemas internos, como a falta de materiais básicos, de antibióticos, produtos de limpeza e até de ingredientes para a refeição dos pacientes.

O presidente do Sindimed, Casemiro dos Reis, explica que o Cremesp realizou uma vistoria neste mês para apurar as condições dentro da unidade. O resultado desta avaliação está entre os assuntos que serão discutidos entre as entidades. Durante uma assembleia no último dia 5, os profissionais do hospital decidiram manter o atendimento, mesmo enquanto aguardam as soluções por parte da empresa gestora, a Vitale Saúde. Mas o estado de mobilização está mantido. Eles alegam que o Ouro Verde vive calamidade pública, já que possui diversas carências.

O cardápio dos pacientes, por exemplo, foi limitado a arroz e ovo. Já o fornecimento de materiais ortopédicos foi afetado por falta de pagamento. A regularização dos salários também está entre as reivindicações dos trabalhadores. Eles reclamam do atraso nos vencimentos e sobre desfalques nas equipes médicas. A direção do hospital reconhece que passa por problemas. O diretor administrativo, Hélio Girotto, volta a culpar a sub-rogação de contratos trabalhistas. Ele nega atraso nos pagamentos, diz que as refeições serão reforçadas e promete soluções, mas ainda sem estabelecer prazos.

Enquanto a Vitale e a Prefeitura se acertam sobre pendências relativas a trabalhadores da gestão passada, as denúncias sobre as más condições e o atendimento motivaram um debate público na Câmara de Vereadores. A Organização Social recebe por mês R$ 11 milhões. Anualmente, são 160 mil atendimentos, além de 10 mil cirurgias. Em abril, uma greve foi iniciada pela falta dos acertos trabalhistas, impasse resolvido com intervenção do MPT.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.