Ouça ao vivo

Tribunal de Justiça de São Paulo instala Cartório do Futuro em Campinas

Valéria Hein

A comarca de Campinas passa contar com uma Unidade de Processamento Judicial. Conhecida como “Cartório do Futuro”, a UPJ abrange da 1ª à 4ª Vara da Família e das Sucessões. A UPJ é uma inovação implantada em 2015 em São Paulo para adequar as unidades judiciais à informatização do setor. Além de unificar os cartórios, possui nova divisão das tarefas e melhor distribuição dos recursos humanos e do espaço físico.

O modelo unifica três ou mais ofícios de mesma competência. Ou seja, em Campinas são 4 varas da família, com um cartório para cada uma. Com a mudança, o processamento e cumprimento das determinações judiciais serão unificados através da UPJ, descomplicando o trabalho dos advogados e agilizando o processo para o cidadão, como explica o diretor do Fórum e titular da 1ª. Vara da Família e Sucessões, Juiz Luiz Antônio Alves Torrano.

O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, que participou da solenidade de inauguração, explicou que Campinas é a segunda cidade do interior do estado a ter o Cartório do futuro instalado. A primeira foi Sorocaba.

Durante o evento, o Prefeito de Campinas, Jonas Donizette, afirmou que O Cartório do Futuro traz ao cidadão de Campinas mais tranquilidade e agilidade aos processos sobre conflitos familiares. A comprovação da eficácia do Cartório do Futuro foi constada já na primeira UPJ, instalada no Fórum João Mendes Júnior, na capital, onde houve aumento de 47% na produção de despachos, minutas e sentenças, 60% nos atos ordinatórios e 51% nas cartas.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.