O alistamento eleitoral de jovens de 16 e 17 anos é alvo de uma campanha desenvolvida pela Justiça Eleitoral. A Semana do Jovem Eleitor, começou nesta segunda-feira e em sua duração, os jovens poderão fazer o título sem agendamento em todos os cartórios eleitorais e centrais de biometria do Estado. Para isso, basta levar o RG original e um comprovante de residência recente.
Embora o alistamento eleitoral seja facultativo para menores de 18 anos, a Justiça Eleitoral incentiva a pessoa com mais de 16 a exercer o direito de se alistar e ir votar, como forma de promover a cidadania, desenvolver o sentimento democrático e despertar no jovem o compromisso com a participação na vida política do país. A ação ganhou importância neste ano, por causa do momento político do país e a sensação de desesperança que tomou a população nos últimos anos. Segundo a chefe de cartório da zona eleitoral 378 de Campinas, Ellayne Melo, a ideia é mostrar aos jovens a importância do voto e que é através dele que a situação do país pode mudar para melhor.
Entre os jovens que buscam o documento em Campinas, a ideia é participar do processo democrático e realmente fazer a diferença na escolha dos candidatos, como afirmaram Jeferson Medeiros e Paulo César Figueiredo. A Semana do Jovem Eleitor acontece até nesta sexta-feira. Em Campinas, são três postos de atendimento: um no Fórum Central, sempre das 12 horas às 18 horas e nos shoppings Spazio Ouro Verde no Galleria, das 9 horas às 18 horas.