Ouça ao vivo

Baixa procura pela vacina da febre amarela em Campinas preocupa vigilância em saúde

A baixa procura pela vacina contra a febre amarela é um problema enfrentado em todo o estado de São Paulo neste fim de ano e em Campinas, a situação não altera. A vigilância em saúde do município realiza uma campanha nas regiões dos bairros Jardim das Paineiras e Parque Jambeiro, depois que dois saguis foram encontrados mortos, vítimas da doença. A situação é preocupante, porque esse tipo de macaco vive em locais mais próximos do homem, o que poderia facilitar a transmissão para humanos.

Por isso a vacina é extremamente importante no combate à doença, que é grave e leva uma a cada duas pessoas infectadas à morte. A intensificação da campanha nos dois bairros acontece desde o mês passado, mas a procura tem sido muito baixa. Segundo a diretora do departamento de vigilância em saúde de Campinas, Andrea Von Zuben, quando as ações partem do poder público, que direciona a vacinação para condomínios e escolas, por exemplo, a adesão é boa. Mas, segundo ela, é preciso despertar o senso de responsabilidade naquelas pessoas que ainda não se vacinaram contra a febre amarela.

A vacina contra a febre amarela está disponível gratuitamente em todos os postos de saúde de Campinas. Além dos saguis infectados encontrados no Parque Jambeiro e no Jardim das Paineiras, outras 14 notificações foram concentradas na área rural dos distritos de Sousas e Joaquim Egídio. Nesses casos, os macacos encontrados eram bugios.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Suspeito de matar enteado é professor e dava aulas para crianças e adolescentes

Cirilo Abe Barreto, de 46 anos, acusado de matar o enteado Luiz Felippe Darulis, de 12 anos, em Monte Mor, é professor de ensino fundamental e médio em escolas da rede estadual de Hortolândia. O homem foi preso em flagrante no sábado (27), dia do crime. A criança morreu após uma sessão de castigo físico e agressões com pedaços de madeira.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.