O prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB), determinou nesta quinta-feira a anulação de todas as multas lavradas, a partir das 19h, nos semáforos da cidade que têm dispositivos eletrônicos de monitoramento onde constarem placas de sinalização que informam que o sistema estaria desligado.
A administração, porém, não forneceu mais informações a respeito do assunto como, por exemplo, as multas aplicadas desde que data serão anistiadas.
Procurada, a Emdec informou em nota que todas as medidas administrativas tomadas pelo prefeito Jonas Donizette são devidamente acatadas e cumpridas pela empresa. A Emdec fará o levantamento do total de multas aplicadas nas circunstâncias estabelecidas pela determinação do prefeito Jonas, para serem anuladas.
Nesse ano o Secretário de Transportes de Campinas, Carlos José Barreiro disse que ao longo dos anos criou-se uma cultura equivocada de que os motoristas do Município não podem ser autuados após as 19h. Segundo ele, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estipula que os motoristas, de uma maneira geral, têm que respeitar a sinalização semafórica, independentemente do horário.
Ele disse ainda que a interpretação do “amarelinho”, o agente de trânsito é o que conta no momento da aplicação da multa aos motoristas que atravessarem o sinal vermelho das 19h às 6h.